ASSINE NOSSO MANIFESTO PELA IMEDIATA NOMEAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO

 

MANIFESTO

Nós, Professores de Educação Básica I e II e Especialistas de Educação I e II, aprovados para o concurso de promoção para o preenchimento dos cargos vagos de Supervisores de Ensino, Diretores, Assistentes de Direção, Coordenadores Pedagógicos e Orientadores Educacionais, vimos, por meio deste manifesto, reivindicar do senhor prefeito e demonstrar para todos os munícipes de Santos, o quanto é fundamental a imediata nomeação de todos os aprovados no concurso até o completo preenchimento de todos os cargos vagos ainda neste exercício.


Tal solicitação se faz necessária, pois a vacância de cargos já atinge percentuais que comprometem o funcionamento das escolas e as condições de trabalho de todos os profissionais. Trabalhar com equipes incompletas tem sido muito difícil há muito tempo, principalmente durante este período de quarentena e pandemia, em que o atendimento às demandas  pedagógicas e sociais se intensificou  de  forma  excepcional, fato que torna ainda mais urgente a consolidação de equipes gestoras efetivas para que, desde já, organizem o final deste ano letivo já tão conturbado e o início do próximo.


Para se ter uma ideia da gravidade do problema, mesmo batendo recordes de arrecadação anuais e tendo plenas condições de desenvolver um dos melhores sistemas públicos de ensino de todo o Brasil, a prefeitura de Santos, desde 2015, não preenche nem mesmo os cargos vagos por aposentadorias, falecimentos ou exonerações.


No final de 2015, por exemplo, faltavam 37 Coordenadores Pedagógicos, hoje faltam 61. A mesma coisa para Supervisor de Ensino, terminou 2015 faltando 10 e agora faltam 26. E assim ocorre com TODOS OS CARGOS DE ESPECIALISTAS, como mostram a tabela e o gráfico abaixo.

 
 

Esta falta de reposição dos cargos promove uma descontinuidade no projeto pedagógico, sobrecarrega os servidores e prejudica sensivelmente a educação de todos os alunos. Nestes últimos anos não houve nada que impedisse o governo de preencher estes cargos, pois o município bate seguidos recordes de arrecadação, está muito longe de atingir o máximo estabelecido pela lei de responsabilidade fiscal, sempre teve excelentes profissionais do magistério para o completo preenchimento destes cargos e tem agora, depois de muita luta da categoria para que o concurso  fosse realizado, uma lista vigente de profissionais promovidos.


Há muitos anos temos alertado para as condições precárias da educação nesta cidade e, para que um dia Santos se torne realmente uma Cidade Educadora, é preciso garantir o básico, ou seja, as nossas escolas precisam contar com equipes gestoras, professores e demais trabalhadores da Educação em quantidade suficiente para desenvolver o trabalho pedagógico, essencial para a construção do futuro de nossa cidade. 
    
Os alunos, os trabalhadores, os pais e a população merecem respeito. Lutamos por uma educação democrática, portanto pública, laica e de qualidade. Os governos passam, mas a luta diária pela Educação permanece.

 

Junte-se a nós

Uma das formas de ajudar na construção de uma educação pública de qualidade é apoiar o movimento dos trabalhadores do magistério. Assine nosso manifesto.

Se você desejar saber mais e como participar da campanha, marque a opção "Desejo participar da campanha.". 

 

Situação das Escolas municipais 

Navegue no mapa e veja como esta a situação das escolas municipais de Santos.

Participe

Precisamos de todos

Há muitas formas de agir para que  Santos Tenha Outra Educação, todas elas são elementos-chave para o sucesso campanha. Dê uma olhada em algumas oportunidades de engajamento abaixo e entre em contato para obter mais informações sobre como você pode fazer a sua parte. Assine o formulário "Junte-se a nós" e marque a opção, "Desejo participar da campanha.". Entraremos em contato com você.

IMG_2243.jpg
camisa_wide.png
IMG_9587.jpg

Somente a luta coletiva muda a vida.

Converse com seus companheiros de trabalho e seu sindicato, participe dos atos, manifestações e reuniões. Organize-se.

Vista essa essa ideia, nós estampamos  para você.

A comunicação com as outras pessoas é muito importante para que nossa campanha tenha sucesso. Camisas, colantes e outras comunicações visuais são muito importantes.

Cobre seus governantes.

Procure identificar quem realmente são as pessoas que possuem o poder de executar as mudanças que desejamos.

©2020 por Santos Merece Outra Educação.